//
you're reading...
Surdez

Rastreio Auditivo Neonatal Universal -a importância da deteção e prevenção precoce em surdez –

Feche os olhos e oiça tudo o que o rodeia. Pense na quantidade de sons que ouve todos os dias e na importância que estes têm para a sua vida. Como seria a sua vida sem o som? E se a perda de audição fosse no seu filho?

A surdez é uma realidade para um em cada mil recém-nascidos. (1) Contudo, tradicionalmente, com a ausência de um rastreio, esta afeção é detetada por volta dos dois anos de idade, havendo já uma manifestação de dificuldades no desenvolvimento da linguagem, da fala e das competências sociais. Desde o nascimento que a criança está exposta à linguagem, sendo os três primeiros anos da sua vida essenciais para o desenvolvimento da linguagem e também do sistema sensorial. A deteção e intervenção precoce (até aos seis meses de idade) em surdez  permitem que melhores resultados sejam obtidos, e que a criança aproveite melhor o seu potencial, principalmente  ao nível da linguagem, fala e das competências sociais. Este resultados aplicam-se também a crianças que usam a língua gestual como meio preferencial de comunicação  (2 e 3).

A deteção precoce é possível através do Rastreio Auditivo Neonatal Universal. Este rastreio deteta a perda auditiva no recém-nascido através de Otoemissões Acústicas. Estas emissões testam a reação do ouvido interno ao som, sem implicar uma resposta ou comportamento consciente por parte da pessoa que está a ser testada. É um teste fácil, rápido, de grande sensibilidade e especificidade e não invasivo. (4) O Rastreio Audiivo Neonatal Universal pode ter mais que uma fase. A primeira fase é realizada com as otoemissões acústicas. Se o bebé passar tem alta, senão, deverá ser sujeito a uma segunda fase. Esta será realizada posteriormente, com otoemissões acústicas e potenciais evocados auditivos. Se o bebé passar, tem alta, se não passar, será encaminhado para avaliação, a fim de elaborar um plano individual de habilitação e educação, com o objetivo de diminuir o impacto da surdez na criança, na família e na própria comunidade .

Ao contrário de países como os EUA, em Portugal este rastreio ainda não é uma realidade em todas as maternidades, contudo é algo pelo qual se tem vindo a lutar (1).

Imagem de: David Castillo Dominici / FreeDigitalPhotos.net  em http://www.freedigitalphotos.net/images/view_photog.php?photogid=3062

Fontes:

1 – http://www.apta.org.pt/

2-http://www.handsandvoices.org/articles/early_intervention/early_id_journey.html

3 –http://www.cdc.gov/ncbddd/hearingloss/treatment.html

4 –http://www.cdc.gov/NCBDDD/hearingloss/screening.html

Discussão

2 thoughts on “Rastreio Auditivo Neonatal Universal -a importância da deteção e prevenção precoce em surdez –

  1. O simples bater de palmas sem que a criança esteja a ver será um bom teste?

    Posted by Bruno Rolão | 10/01/2012, 00:46
    • O bater das palmas, dependendo das condições do contexto, permite perceber se a criança detecta o som. Contudo, não nos dá informações sobre quais as frequências que a criança ouve ou não, nem sobre que sons da fala ouve ou não. Existem, contudo, determinados sinais para os quais os pais deverão estar atentos no caso de desconfiarem de algum problema auditivo. Farei um post sobre isso brevemente. Fique atento!

      Posted by terapeutadafala | 10/01/2012, 14:03

Deixe a sua opinião

Nota:

Este sítio já respeita as regras do novo acordo ortográfico